Pular para o conteúdo

6 SUPER DICAS para ser FLUENTE em espanhol

Sabe aquela pergunta que todo mundo se faz quando está começando a aprender um idioma?

-Quando é que eu vou conseguir falar? Em quanto tempo serei fluente?

Bom, eu realmente não posso te responder essa pergunta com precisão, porque isso depende de como é a sua relação com o idioma e a aprendizagem. Mas, eu com certeza posso e quero te dar algumas dicas, aliás SUPER DICAS que farão você sair da média e voar para a fluência.

Mas, primeiro vamos entender um pouquinho “O que é fluência”. Se trata da naturalidade, a facilidade com que se fala, entende, lê e escreve em um idioma. Observe que não se trata de falar rápido ou devagar e sim, de quão fácil é isso pra você. A velocidade não tem nada a ver com fluência. Tenho certeza que você conhece aí bem pertinho de você, um amigo pu alguém da família que fala super rápido e outro que fala bem tranquilamente. Então, não pense que você precisa falar rápido para ser fluente, o que você precisa é falar bem, a velocidade será apenas uma consequência.

E com o chegar nesse nível? A primeira dica que eu dou é: escute!

Se eu pudesse te dizer só uma coisa, eu diria isso. Tenha contato com o idioma constantemente. Lembre-se, nós enquanto vivermos no Brasil, estaremos qualquer outro idioma que não seja o português, como uma língua estrangeira (de fora), não sairemos às ruas, comércios ou encontraremos nossos amigos hispanos por aí, normalmente. Por isso, precisamos nos aproximar do espanhol, ter intimidade com o idioma, a ponto de ouvirmos como se estivéssemos ouvindo português.

Para isso, ouça músicas acompanhando a letra, ouça podcasts com transcrição, veja muitos filmes e séries com legenda (em português, se seu nível for muito básico e em espanhol se você já conseguir entender grande parte do que for dito). Procure vídeos no Youtube que contenham temas que sejam interessantes pra você. NÃO TEM COMO aprender um idioma sem escutar, afinal, nós aprendemos por imitação, você imita o que escuta, o que vê, se você não tem esse contato, demorará muito mais para chegar à fluência. É como fazer um bolo sem fermento, ele não vai crescer. Você quer comer um ótimo bolo, que ele cresça, que fique gostoso, então, você precisa colocar todos os ingredientes e o principal deles é o fermento. A escuta é o fermento da sua fluência, sem ela, você gastará gás, perderá seu tempo e dificilmente falará espanhol como gostaria.

A segunda dica é leia em voz alta. Isso só será possível se você seguir a dica 1 com dedicação, porque para ler em voz alta é preciso conhecer pronuncia, saber como as letras funcionam dentro das palavras e para isso é preciso escutar. Ler em voz alta vai te ajudar a praticar a fala de forma controlada e logo terá mais experiência para falar o idioma. Leia as letras das músicas em espanhol que você ama, leia também assuntos que te interessem (moda, culinária, arte…), assim, você se sentirá motivado a entender e praticar com algo que tem a ver com você e com o que você mais gosta.

A terceira dica é converse com nativos em espanhol. Como assim? Aqui no Brasil? Onde encontrar essas pessoas?

Atualmente existe vários aplicativos de intercâmbio de idiomas, neles você poderá falar com pessoas de qualquer lugar do mundo. Dá uma olhada nesse vídeo AQUI onde eu indico os meus 4 TOP APPS PARA FALAR COM NATIVOS. É de graça! Então, a partir de agora, quando você olhar para o seu celular, lembre-se que os teus futuros amigos estrangeiros estão bem ali, esperando para bater aquele papo com você.

Se você seguir as três anteriores. a partir do momento em que você começar a ver séries e filmes, ouvir músicas, ouvir os podcasts com transcrição, você entrará no mundo do espanhol e isso fará com que seu vocabulário aumente mais a mais a cada dia. Mas, para aprender esse vocabulário de maneira mais concreta, ele precisa fazer sentido pra você, na sua vida real. Então, escreva pelo menos uma frase com palavras que você vá aprendendo ao longo do dia, faça frases que façam sentido pra você. Peça ajuda aos seus amigos estrangeiros para corrigir, mas, lembre-se, eles não são seus professores e sim, seu parceiros de intercâmbio. Caso você precise de alguma explicação gramatical mais clara, peça ajuda a um professor de espanhol.

A quinta dica na verdade é um alerta: ser fluente não significa saber tudo. Sempre tenha em mente que se até no nosso próprio idioma há coisas que não sabemos, imagina num idioma estrangeiro. Isso não significa que você deva deixar pra lá e não aprender o que precisa, significa que você não precisa se frustar se ao longo do tempo você descobrir coisas que não aprendeu no nível básico e sim, que você estará sempre em processo de aprendizagem. Então, cabeça aberta para receber e aprender coisas novas. Aprender um idioma é como subir uma escada sem fim, você sabe onde começou, onde iniciou, qual foi seu primeiro degrau, mas, jamais saberá como termina, simplesmente, porque não termina nunca.

A ultima dica também é um conselho: não se cobre tanto. Como professora, eu vejo que às vezes alguns alunos perdem a motivação por buscarem algo que não existe: perfeição! Sim, você precisa praticar sempre, precisa estar em constante contanto com o idioma que está aprendendo mas, faça isso com a cabeça tranquila, sem pressão, se não ao invés de avançar você vai sempre travar.

Eu espero que essas dicas tenham te dado ainda mais motivação para aprender espanhol. Tenho certeza de que você seguir todas, seu processo de aprendizagem se tornará ainda mais leve e gratificante.

¡Hasta la próxima! =)

Veja também: “COMO APRENDER ESPANHOL MAIS RÁPIDO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *